quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Ele e seus Heterônimos

Fernando António Nogueira Pessoa, nasceu em 13 de Julho de 1888, na cidade de Lisboa em Portugal. Poeta e escritor português. Pessoa é considerado junto de Luís Vaz de Camões um dos mais importantes poetas de língua portuguesa.
O poeta teve uma vida discreta,atuou no jornalismo, comércio, na publicidade e, principalmente, na literatura, onde criou várias outras personalidades conhecidas como heterônimos.
Por ter vivido a maior parte de sua adolescência na África do Sul, a língua inglesa também possui destaque em sua vida, com Pessoa traduzindo, escrevendo, trabalhando e estudando no idioma. Teve uma vida discreta, em que atuou no jornalismo, na publicidade, no comércio e, principalmente, na literatura, onde se desdobrou em várias outras personalidades conhecidas como heterônimos.
Vive sua vida praticamente toda em Portugal, dedicando-se a sua maior paixão, a literatura.
Fernando Pessoa morreu em 30 de Novembro de 1935.


Pensamentos:

"Um dia de chuva é tão belo como um dia de sol. Ambos existem; cada um como é."


"Tudo vale a pena quando a alma não é pequena."

"Eu sou do tamanho daquilo que vejo, e não do tamanho da minha altura."

"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos."

"As vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido."

Nenhum comentário:

Postar um comentário